segunda-feira, dezembro 17, 2007

Carta enviada para Astolfo O. de Oliveira Filho

Estimada Romelia,
Recebi seu e-mail a respeito da necessidade de atualização científicas das obras de Kardec.
Peço-lhe informar-me, se possível, a cidade de seu domicílio, porque pretendo publicar sua mensagem na seção de "Cartas" da revista "O Consolador" --- www.oconsolador.com --- de que sou Diretor de Redação.
Com respeito ao assunto, estimaria muito receber de você um artigo em que suas razões estejam perfeitamente definidas, o que ajudará muito na discussão do assunto nos periódicos espíritas. O nosso tem interesse na matéria.
Aguardo seu retorno.
Prezado Astolfo,
É uma alegria conhece-lo.
Sou domiciliada em Fortaleza-Ceará e faço parte de um grupo de estudo e aprofundamento doutrinário (Leon Denis) cujo objetivo é estudar as obras de kardec. Observando os erros científicos lá contidos e a imensa quantidade de críicas que os detratores lançam por conta deles, julgamos conveniente atualizar a doutrina, seja com notas de rodapé ou mesmo colocando-a no ponto, como era o desejo do codificardor, nessa parte em que se encontra em desacordo com a ciência. Vale salientar que crianças do ensino fundamental aprendem que Marte tem duas luas e há mais de 150 anos a codificação informa que elas não existem. O mesmo vale para outros erros, como por exemplo. "As moléculas não têm para vós uma forma apreciável". Atualmente já temos fotografias de moléculas obtidas por tunelamento, aumentadas 28 milhões de vezes. Em época de consultas rápidas e de senso crítico aguçado, um simpatizante da doutrina ou mesmo alguém que queira nela ingressar vendo tais erros, sente-se desconfortável ou mesmo desacreditado, do seu conteúdo científico. Alguém pode afirmar que a parte moral é irretocável, e é. Mas Kardec afirmou que a doutrina é ciência, filosofia e religião. Pode o recém-chegado à Doutrina pensar: Que é isso? Essa doutrina não foi passada pelos Espíritos superiores e revisada por eles? por que tantos erros? Eis o motivo, querer a Doutrina com credibilidade em sua inteireza, livre de ataques de seus detratores, pelo qual julgamos oportuna e necessária esta atualização.

Atualizar não siguinifica dizre que Allan Kardec está ultrapassado, de forma alguma, siguinifica

adequar a parte científica ao seu tempo. Não entendo amigo, até quando vamos ignorar o desejo de Kardec?

"O Espiritismo, avançando com o progresso, jamais será ultrapassado, porque,
se novas descobertas lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto,
ele se modificará nesse ponto; se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará."
(A Gênese, Cap. I - Caracteres da Revelação Espírita).

Finalizo com as palavras de Léon Denis: “O Espiritismo será no futuro o que dele os espíritas fizerem”.

Um abraço fraternal

Romélia Dolores Menezes de Oliveira.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

REFLITA

Aliança da Ciência e da Religião

A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se.' Evangelho Segundo Espiritismo".