quarta-feira, janeiro 02, 2008

ATUALIZAÇÃO DE CULTURA

Deolindo Amorim
(Anuário Espírita de 1965)

Não é de hoje que nos preocupamos com este assunto no movimento espírita. Ainda há pouco tempo, em palestra proferida na Mocidade Espírita do Estado de São Paulo, cujo ambiente nos causou a melhor impressão possível, fizemos ver (e não dissemos com isto nenhuma novidade, bem o sabemos) que o Espiritismo é uma doutrina bastante arejada para nos fazer compreender certos fenômenos da nossa época. Todavia, e nunca é demais insistir neste ponto, é indispensável que os responsáveis pela divulgação e apresentação da doutrina procurem atualizar

se, principalmente em relação as mais frisantes exigências do momento. A cultura desatualizada, ainda que tenha grande lastro de erudição, corre os risco de ficar estagnada diante de fatos novos. Muita gente pensa que a condição de espírita nos afasta do mundo ou nos põe completamente a margem das aquisições científicas e das descobertas do pensamento. Pensar assim é colocar se em contraposição ao próprio espírito progressivo da doutrina.

Se o espiritismo não teme as descobertas da Ciência, como disse Allan Kardec, certamente os seus adeptos mais esclarecidos, os seus propagadores mais convictos devem acompanhar as atividades culturais, notadamente nos campos que ofereçam mais elementos de confronto com o Espiritismo. Não se deve, pois, abandonar a curiosidade intelectual, que é uma necessidade do espírito, é um meio de se ficar em dia, tanto quanto possível, com a evolução geral dos conhecimentos e das idéias. Já se vê, portanto, que o Espiritismo, já pela sua estrutura, já pela suas conseqüências, não pode ser limitado por uma concepção qualquer, como se realmente temesse os desafios da Ciência e o raciocínio claro. O Espiritismo é uma doutrina de natureza transitiva, porque procura comunicação com o mundo exterior a fim de interpretar os fenômenos da vida e da cultura em todos os seus aspectos. Não é, nem poderia ser uma doutrina hermética nem muito menos devocional.

VEJA O ARTIGO COMPLETO: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/atualizacao-de-cultura.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

REFLITA

Aliança da Ciência e da Religião

A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se.' Evangelho Segundo Espiritismo".