segunda-feira, janeiro 07, 2008

KARDEC ANTE OS NOVOS TEMPOS

CONTEMPORANEIDADE DE KARDEC ANTE OS NOVOS TEMPOS

- Quando Allan Kardec estabeleceu o contato com os espíritos com o auxílio de médiuns — o que sempre houve desde os tempos da "pedra lascada" — transformou o pensamento acerca de correntes religiosas, que antes estavam dogmatizadas. Instituiu uma tese, portanto, revolucionária diante dos homens do seu tempo, o que lhe trouxe duras agressões, perseguições e combates ferinos. Porém, dotado de inabaláveis propósito e determinação, nada o demoveu de suas convicções e dos ideais que alvoreciam diante de seu profundo olhar.

- Como seria o mundo de hoje, se prosseguíssemos aceitando, incondicionalmente, a Lei Mosaica do "olho-por-olho, dente por dente", mesmo após da vinda do Cristo, há mais de dois mil anos?

- E se não tivesse acontecido o "cisma protestante", agora revogado — com um pedido de desculpas recíproco das partes- — depois de prevalecer por mais de 500 anos?

- Como teria evoluído o conhecimento humano nos aspectos filosóficos, religiosos e científicos, sem a Codificação da Terceira Revelação — "O Consolador Prometido" —, denominado "Doutrina dos Espíritos", há quase 150 anos?

- Os novos tempos exigem perspectivas renovadas pela própria atuação da Lei do Progresso, inderrogável e impostergável.

- Através Dr. José Lacerda de Azevedo, médico e trabalhador dedicado na Seara Espírita, a Espiritualidade Maior nos trouxe a "APOMETRIA", como um braço forte do "ESPIRITISMO", cuja essência, não abre mão dos aspectos filosófico, religioso e científico da Doutrina; nem de seus princípios fundamentais: Existência de Deus; Imortalidade da Alma, Comunicabilidade dos Espíritos, Pluralidade das Existências e Pluralidade dos Mundos Habitados. Muito pelo contrário, quer ver O Espiritismo a guiar a sua evolução na rota natural da movimentação progressista da Humanidade.

- "O deixa estar para ver como é que fica", é IMOBILISMO, traço que marca os que se acomodam em verdades absolutas e imutáveis, em ortodoxias, dos que se sentem "satisfeitos", não permitindo ou aceitando mudanças naturais da evolução humana, em todos os sentidos: material e espiritual. E a constatação do comodismo, vencendo o bom combate no aperfeiçoamento íntimo.
O ESTUDO COMPLETO ENCONTRA-SE AQUI
Até quandos ficar nesse imobilismo?
Vamos lá, comente, dê sua opinião!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

REFLITA

Aliança da Ciência e da Religião

A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se.' Evangelho Segundo Espiritismo".