quinta-feira, janeiro 10, 2008

O ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO?


Espiritismo não é religião.

O Espiritismo é:

- doutrina filosófica, moral e científica.

- filosófica porque dá resposta às tradicionais questões acerca de "quem somos, de onde vimos e para onde vamos".

- moral porque apresenta as Leis Morais, que são as de Moisés, as de Jesus, as de Deus, em suma. As Leis Morais estão para o mundo moral como as leis da Física, da Química, da Biologia, estão para o mundo material. Por isso o Espiritismo é uma doutrina cristã.

- científica porque o Espiritismo é fé raciocinada. Não é fé cega, fé imposta pelo medo, pelo dogma irracional e inquestionável. Se uma coisa é verdadeira para a Religião, sê-lo-á forçosamente para a Ciência, e vice-versa. Porque ou uma coisa é verdadeira ou não é!

Assim, o Espiritismo propõe uma aliança entre Ciência e Religião, duas manifestações que nunca antes se haviam entendido e que pareciam mutuamente exclusivas, porque cada uma via as coisas à sua maneira.

- Espiritismo é vivência do Evangelho, esforço de aperfeiçoamento interior e de melhoria da Humanidade.

- Espiritismo é religiosidade, porque se enquadra no sentimento inato que todo o homem tem de Deus. É religiosidade porque parte à descoberta do mundo espiritual, algo antes vedado. Mas não é religião, porque religião implica rituais, dogmas inquestionáveis, sacerdócios e hierarquias, sacramentos, vestes, paramentos, e outras manifestações exteriores.

- Espiritismo é doutrina, porque tal palavra significa conjunto de ideias. As ideias sobre as quais o Espiritismo assenta não são fruto da imaginação de um homem; são resultado de revelação, raciocínio, observação e estudo.

- O Espiritismo não se considera dono da verdade. O Espiritismo considera-se uma das faces da filosofia espiritualista (todos os sistemas de pensamento que admitam a existência de Deus e a imortalidade da alma são espiritualistas).

- O Espiritismo é o Cristianismo na sua mais simples expressão, pois que se assemelha em tudo à simplicidade e clareza de propósitos e de crenças dos primeiros cristãos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

REFLITA

Aliança da Ciência e da Religião

A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se.' Evangelho Segundo Espiritismo".