sábado, outubro 17, 2009

CARTA DO LEITOR

Sim, o amor está entre nós!

– Orson Peter Carrara, de Catanduva-SP

A literatura espírita é realmente sensacional! Visitando uma Feira do Livro Espírita, recentemente, deparei-me com o livro O Amor Está Entre Nós, de Luiz Gonzaga Pinheiro, editado pela Editora EME.

Conheço outros trabalhos do autor, como os magníficos livros Terapia das Obsessões e Pérolas da Infância, além do muito útil Mediunidade – Tire suas Dúvidas, entre outros de mais de uma dezena de títulos.

Consultando, pois, os expositores de livros, deparei-me com o recente trabalho do autor, cujo título e a própria autoria do livro chamaram-me a atenção. Qual não foi a surpresa ao encontrar no índice uma seleção de nobres nomes de grandes vultos da história humana.

Pois foi muito feliz o autor. Reuniu numa única obra, de apenas 160 páginas, sínteses biográficas muito bem elaboradas – inclusive com ricos exemplos –, de Madre Teresa de Calcutá, Sócrates, Francisco de Assis, Léon Tolstoi, Bezerra de Menezes, Ghandi, Albert Schweitzer, Martin Luther King Jr., entre outros expressivos vultos que muito contribuíram com seu trabalho, seu exemplo, para melhora da Humanidade. Exemplos mais antigos, outros bem recentes, alguns contemporâneos como os de Chico Xavier e Plácido Domingo, todos, porém, emocionantes, como é o caso de Felipe Pinel, Marie Curie e Florence Nightingale.

É impossível reunir num artigo a expressiva contribuição de tais vultos e o esforço biográfico do autor, razão pela qual recomendamos – com muita ênfase – , que o leitor conheça a obra, divulgue-a, comente-a no círculo de amigos. Afinal, os exemplos reunidos no livro são estimulantes para a serenidade, a coragem, a fortaleza moral de que todos necessitamos. E deixam claro que o amor está entre nós, sempre esteve, e sempre estará, pois que somos todos filhos do Amor, conduzidos e orientados pelo Amor que rege continuamente a vida.

Há citações e passagens das vidas desses personagens que nos levam às lágrimas, destacam suas lutas que nunca foram em vão. Resultaram em benefícios inúmeros em favor da humanidade, demonstrando que é preciso lutar e que todo esforço resulta sempre em alguma benção, semeadora de alegrias para a vida de muitos.

É uma obra excelente para ser presenteada, ótima para consulta de expositores e coordenadores de grupos de estudos (na citação de exemplos). Terá grande efeito moral, de coragem e fé, para criaturas combalidas, abatidas, que lutam contra estados depressivos e angustiantes, pois que os marcantes exemplos dos personagens trazidos pela obra trarão grande influência sobre o estado de ânimo de quem tiver a iniciativa de folhear suas páginas e refletir sobre o conteúdo que tornam obra de grande valor literário e, porque não dizer, doutrinário, já que os princípios espíritas, de progresso e evolução, mas principalmente de amor ao próximo – vindos do Evangelho –, ali estão de maneira clara, nos exemplos de vida desses nossos irmãos maiores.

Penso que devemos muita gratidão a esses queridos irmãos. Auxiliaram decididamente a humanidade, ajudam-nos atualmente com os exemplos que deixaram. Afinal, afirma o autor, na introdução do livro: “(...) é justo dizer que o amor está entre nós na figura dos que acolhem filhos alheios, dos palhaços que fazem rir os doentes nos hospitais, dos médicos que doam seu sábado aos que não podem pagar consultas, das mãos que aplicam passes, das músicas que alegram os tristes, das preces que acalmam as dores, dos médiuns que se fazem correio do Além (...)”. São mesmo exemplos intermináveis de dignidade e amor. Deixemos, porém, que o leitor encontre no livro momentos de harmonia e paz no encontro com essas valiosas vidas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

REFLITA

Aliança da Ciência e da Religião

A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se.' Evangelho Segundo Espiritismo".