domingo, março 08, 2009

O QUE É SER ESPÍRITA?

Muitas discussões sobre Espiritismo são eivadas de desconhecimento quanto ao tema, uma delas nos remete a uma reflexão mais acurada: o que é ser espírita?

Diria que é ser cristão no sentido completo do termo, não apenas por ser a Doutrina Espírita uma doutrina cristã, mas por ensinar a exercitar a mensagem sublime de Jesus, que trouxe ao planeta as diretrizes do bem-viver como: amar sem esperar recompensas; perdoar, inclusive os inimigos, pois diz Jesus: “Se amardes apenas aqueles que vos amam, que recompensa disso tereis?” (Mt 5:20; 43-47). Fazer o bem sem ostentação e sem cobrar nada; aprender com os sofrimentos e não se revoltar, tentar não fazer aos outros aquilo que não gostaria que lhes fizesse.

Busca ser humilde, tolerante e respeitoso com os outros, ocupa-se das coisas do espírito, tenta renunciar, de forma sensata, aos prazeres perniciosos do mundo que o afasta do caminho da evolução. Exercita o amor, a caridade, não somente a da esmola, mas da compreensão, do respeito ao outro, pelas crenças que professam, orientando-os, caridosamente, quando oportuno, sem ferir-lhes o livre-arbítrio e, sobretudo, não lançando anátema aqueles que não pensam da mesma forma.

Entende ser sua a responsabilidade da transformação espiritual, nem do governo, tampouco das religiões, por isso se esforça. “Não economizeis em vossas renúncias, sedes fiéis ao Cristo”, lembrou-nos certa vez um espírito, orientador de uma reunião mediúnica, lembrando que a humanidade quer servir ao Cristo sem, no entanto, abrir mão de nada.

Sabe que estamos de passagem na Terra e que as almas dos homens que deixaram o corpo físico, se comunicam, umas trazendo à Terra mais clareza quanto à mensagem do Evangelho de Jesus para ser vivida, outros comunicando ao mundo suas dores, consequências drásticas de suas vidas mal vividas quando na Terra se encontravam. O espírita tem certeza de que não há morte, há desencarnação, a alma que estava na carne para aprendizado, agora a deixa e ruma de volta ao plano do espírito, sua verdadeira morada.

Sua justiça se materializa, especialmente, pela O espírita pauta-se no Evangelho de Jesus que, na codificação espírita, vem acrescido da interpretação dada pelos seus mensageiros. Portanto, ser espírita é ser cristão.

MARIA DO SOCORRO DE SOUSA RODRIGUES, é educadora, membro da Federação Espírita do Estado do Ceará e servidora da UFC.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

REFLITA

Aliança da Ciência e da Religião

A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se.' Evangelho Segundo Espiritismo".