terça-feira, abril 15, 2008


Grandes cientistas, homens perigosos?
Watson não foi o único a usar seu prestígio científico para sustentar idéias racistas. ( Ciência hoje)

Apesar de seu exaltado prestígio científico, Shockley provavelmente é mais lembrado hoje por suas lamentáveis idéias racistas e discriminatórias do que pela sua ciência. Ele foi um proponente vocal da inferioridade intelectual dos negros em relação aos brancos e chegou a argumentar que o governo americano deveria pagar indivíduos com QI inferior a 100 para que eles se submetessem a uma esterilização.

No mês passado, o biólogo americano James Watson (1928-), descobridor da estrutura do DNA e laureado com o Nobel de Medicina em 1962, cometeu erro semelhante ao desastradamente afirmar que africanos eram menos inteligentes que outros povos e que quem tivera empregados negros sabia disso.
Essas declarações estapafúrdias estão na contramão de tudo que a genética tem demonstrado, ou seja, que raças humanas não existem do ponto de vista científico. Em artigo a ser publicado no número de novembro de 2007 da revista Pesquisa Fapesp, tive oportunidade de tecer comentários detalhados sobre a indesculpável gafe racista de Watson.

O ponto que quero enfatizar aqui é que
grandes pesquisadores que são preconceituosos podem ser muito pouco científicos ao abordar tópicos sociais. A situação é ainda pior quando eles possuem um viés subjetivo que influencia o próprio trabalho científico e conduz a conclusões sociais espúrias e calamitosas. (Artigo completo AQUI)

VEJAMOS A VISÃO ESPÍRITA
CAPÍTULO V( PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS)-
LIVRO DOS ESPÍRITOS.
"À vista da sexta interrogação acima, dirão naturalmente que o hotentote é de raça
inferior. Perguntaremos, então, se o hotentote é ou não um homem. Se é, por que a ele e à
sua raça privou Deus dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é, por que tentar
fazê-lo cristão?
A Doutrina Espírita tem mais amplitude do que tudo isto. Segundo ela, não
há muitas espécies de homens, há tão-somente espíritos que estão mais ou menos
atrasados, porém, todos suscetíveis de progredir. Não é este princípio mais conforme à
justiça de Deus".

Vejamos agora a horrenda contradição em Obras Pótumas em sua malfadada teoria da beleza.
"O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo
para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os
seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a
materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões
violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas
dos sentimentos e às modulações de um espírito fino."

O que queremos enfatizar é que precisamos urgente retirar essas contradições e lamentáveis erros que deprimem a imagem do espiritismo e que em absoluto não é o pensamento dos espíritos superiores. Nem tão pouco dos espíritas!
Precisamos urgentemente atualizar a doutrina ao seu tempo!

Palavras de Léon Denis:
“O Espiritismo será no futuro o que dele os espíritas fizerem”.

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A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se.' Evangelho Segundo Espiritismo".